Uma forma de arte que nos lembra de honrar nossas cicatrizes

O kintsugi é a arte japonesa de reparar com ouro objetos em cerâmica quebrados. Desta forma, o que está quebrado não é jogado fora e acaba adquirindo um grande valor. Normalmente se utiliza nesta técnica misturas feitas com pó de ouro ou prata, mas também com bronze, latão ou cobre.

Os objetos consertados com o kintsugi são considerados de grande valor tanto do ponto de vista artístico, por causa da beleza das decorações da cerâmica, quanto pela questão econômica, uma vez que são utilizados metais preciosos.

As criações que usam esta técnica são sempre peças únicas, porque o modo em que cerâmica se quebra é sempre diferente.

A lição é simples: da imperfeição pode nascer uma verdadeira forma de arte que pode levar tanto à perfeição estética quanto a um crescimento interior.

O conceito é o contrário da cultura ocidental do descartável, onde as coisas podem ser usadas inclusive uma única vez. Esta abordagem japonesa nos faz refletir sobre como lidamos não só com as nossas coisas mas também com as nossas próprias feridas.

vaso quebrado 1

prato quebrado 2

prato quebrado

New Kintsugi, gold repair from Humade on Vimeo.

Carolina Nalon

por Carolina Nalon

Olá! Meu nome é Carolina Nalon e sou uma eterna inquieta que acredita que o mundo precisa de mais autenticidade e empatia. Espero que você encontre muita inspiração nas linhas e vídeos do meu blog. Se quiser saber mais sobre o que eu faço, visite a aba "projetos" desse site ou acesse: tiecoaching.com.br

One thought on “Uma forma de arte que nos lembra de honrar nossas cicatrizes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *