Eduque a criança com seus exemplos

Olha eu não sou psicóloga especialista em desenvolvimento infantil, mas já li e escutei de diversas fontes que as crianças aprendem muito mais com o exemplo dos adultos do que com o que lhes é ensinado verbalmente.

E isso, de que o exemplo é o mais importante, é falado exaustivamente por todos os lados, mas na prática vejo poucos adultos exercitando isso com as crianças.

Por exemplo: o adulto quer que a criança coma. O que ele quer ensinar aqui? Que é importante se nutrir, manter a saúde etc. Mas de uma forma mais sutil, a forma como ele pede para a criança comer e reage ao receber a resposta de seu pedido também está ensinando a criança a como ela deve pedir as coisas e reagir as respostas desses pedidos.

Se o adulto surta e esperneia quando a criança não quer comer, eu acredito que ele também esteja ensinando a criança a espernear quando alguém não fizer o que ela quer que eles façam.

Com isso eu não quero apontar o dedo na cara dos já estressados pais e dizer “viu, vocês tem que ser perfeitos e não surtar nunca”.Não. Só quero lembrar que é nos aprendizados sutis que cada situação oferece que “o exemplo” mora.

 

Se você fica na dúvida sobre como demonstrar mais empatia com as crianças cadastre-se na newsletter, dia 01 de Março vou liberar um mini curso gratuito e com ele uma palestra específica sobre empatia com crianças 😉

Carolina Nalon

por Carolina Nalon

Olá! Meu nome é Carolina Nalon e sou uma eterna inquieta que acredita que o mundo precisa de mais autenticidade e empatia. Espero que você encontre muita inspiração nas linhas e vídeos do meu blog. Se quiser saber mais sobre o que eu faço, visite a aba "projetos" desse site ou acesse: tiecoaching.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *